sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Reflexão do Jogo da Glória Virtual

No seguimento da tarefa relacionada com o Jogo Educativo, efetuamos uma leitura reflexiva onde o objetivo é discutir a qualidade da nossa escolha e fundamentá-la recorrendo a autores.

Ligação para o jogo em análise: Jogo da Glória
De autoria: Instituto de Cooperação e das Línguas, Luís de Camões.
 


Reflexão - Jogo Educativo

3 comentários :

  1. Caras Colegas,

    Depois de verificarmos o funcionamento do jogo escolhido por vocês e de fazermos uma leitura da vossa reflexão, podemos constatar que o jogo que selecionaram foi uma boa opção. Primeiro, porque é baseado num jogo bastante tradicional - O Jogo da Glória - mas em vez do tabuleiro manual, ser virtual. Segundo, porque aborda as temáticas da Língua Portuguesa e desperta a curiosidade da criança, quer em casa quer na escola, podendo ser utilizado pelos professores como método de apoio ao estudo.
    No seguimento da abordagem ao jogo, pudemos verificar que as regras deste foram muito bem explicadas, no qual mencionaram todos os objetivos do jogo, características e todos os aspetos positivos e negativos.
    No entanto, é ainda de referir, a importância que deram às potencialidades dos softwares educativos de multimédia, ao mencionarem as suas variadas características, como a interatividade, a qualidade cientifica, pedagógica e técnica e ainda todas as suas implicações, pois de acordo com o autor Carvalho (1999) estas são orientações para olhar criticamente o software educativo multimédia antes de ser utilizado em contexto educativo.
    Atualmente, vivemos num mundo onde as tecnologias nos acompanham diariamente, quer a nível profissional, quer a nível pessoal e as crianças não são exceção à regra no que toca a essas mesmas tecnologias e portanto, a maior parte das crianças têm acesso a elas, sendo que os jogos virtuais despertam nestas a curiosidade de os querer explorar, fazendo com que a sua aprendizagem vá-se desenvolvendo.

    ResponderEliminar
  2. Caras alunas,
    o texto desta mensagem devia estar encostado à esquerda e seria útil se contivesse uma ligação para o jogo em análise.
    No texto fazem citações de autores que devem ser, sempre, acompanhada da página de onde foi retirado o texto original. Quando referem a autoria do jogo, mais do que indicar a data (cuja origem não percebo) era importante indicar o seu endereço da Internet. Não faz sentido utilizar o verbo proferir para indicar os níveis de dificuldade do jogo. A relação entre a "inspiração behariorista" e a "interiorização de conteúdos está pouco clara e precisa de um autor de suporte. A referência a Paiva citado por Costa tem um parêntesis a mais e exige a data da obre de Costa. Sugiro uma revisão geral do texto para limar os aspetos que referi.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  3. Cara Professora,

    Já procedemos à introdução da ligação para o jogo em análise, assim como à alteração de conteúdos pouco claros.

    Cumprimentos,
    Ana Catarina Viegas e Mónica Dias

    ResponderEliminar